Meta lança ‘Conta de Adolescente’ no Instagram com novas restrições para jovens

Meta lança 'Conta de Adolescente' no Instagram, com novas restrições para usuários menores de 16 anos.

Pesquisadores terão dados para analisar se Instagram faz mal à saúde mental de jovens (Imagem: Tatiana Diuvbanova/Shutterstock)

A Meta anunciou nesta terça-feira (17) a criação da “Conta de Adolescente” no Instagram, uma iniciativa que visa oferecer uma experiência mais segura para usuários com menos de 16 anos. A nova configuração permitirá que pais e responsáveis monitorem as atividades dos jovens na plataforma.

A “Conta de Adolescente” será implementada no Brasil e em outros países da América Latina em janeiro de 2025, enquanto nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido, a funcionalidade estará disponível nos próximos 60 dias.

Principais mudanças

  • Interações limitadas: apenas seguidores poderão interagir com o adolescente.
  • Mensagens diretas: DMs serão permitidas apenas entre usuários que se seguem.
  • Alertas de uso: o Instagram enviará uma notificação após uma hora de uso, sugerindo uma pausa.
  • Silenciamento de notificações: entre 22h e 7h, as notificações serão silenciadas.
  • Conteúdo sensível: a exibição de conteúdos como brigas e procedimentos estéticos será restringida.

As contas de menores de 16 anos serão automaticamente convertidas para “Contas de Adolescentes”, e os responsáveis poderão gerenciar as configurações remotamente. Para alterar as configurações, o adolescente precisará da autorização dos pais.

A Meta também está ciente de que adolescentes podem fornecer idades falsas e, por isso, está implementando verificações adicionais para garantir a precisão das informações. A empresa está desenvolvendo tecnologia para identificar contas que pertencem a adolescentes, mesmo que a idade informada seja de um adulto.