A NASA fez história ao registrar, pela primeira vez, uma imagem que mostra a Terra e Phobos, uma das luas de Marte, juntas no céu. O feito foi realizado pelo rover Curiosity, que está em operação na superfície de Marte desde 2012.
Em 2019, o Curiosity já havia filmado as luas Phobos e Deimos passando em frente ao Sol e também havia capturado a Terra, que aparece como um ponto luminoso no céu marciano, semelhante a Vênus.
A captura da nova imagem foi feita pela MastCam do rover, um instrumento que permite a obtenção de imagens coloridas e vídeos, além de observações do céu. Para essa imagem, foram realizadas cinco exposições curtas e 12 longas no dia 5 de setembro, durante o 4.295º dia da missão.
Phobos, com um diâmetro de apenas 22,2 km, é a lua mais próxima de Marte e do Sistema Solar, completando uma volta em torno do planeta a cada sete horas, a uma distância de aproximadamente 9.000 km. Sua forma irregular e a presença de uma cratera gigante são características marcantes, e acredita-se que partes de Phobos possam colidir com Marte no futuro.