O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (18) para comemorar o retorno da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil, após o bloqueio determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no final de agosto. O bloqueio foi relacionado à exigência de remoção de postagens e perfis, que, segundo Bolsonaro, configurava “censura prévia”, prática proibida pela Constituição.
Em sua postagem, Bolsonaro elogiou a pressão feita por seus apoiadores, que teriam sido fundamentais para que a rede social voltasse a ser acessada no país. “Parabenizo a todos pela pressão que fazem as engrenagens circular na defesa da democracia no Brasil. Desistir não é uma opção”, afirmou.
Ainda na publicação, Bolsonaro criticou a decisão de Moraes sem mencioná-lo diretamente, acusando o ato de violar os direitos fundamentais dos brasileiros. Segundo ele, milhões de usuários foram punidos, e não a empresa por trás do X. Ele também mencionou outro caso em que, segundo ele, o ministro censurou a Folha de S. Paulo e acusou injustamente um inocente.