O X, anteriormente conhecido como Twitter, divulgou um relatório sobre suas práticas de moderação de conteúdo desde a aquisição por Elon Musk. Este é o primeiro relatório em mais de um ano e traz informações sobre a aplicação das regras da plataforma, especialmente em resposta às preocupações dos anunciantes sobre a toxicidade.
Os dados do primeiro semestre de 2024 revelam que as suspensões de contas ultrapassaram 5,3 milhões, um aumento significativo em relação aos 1,6 milhão registrados no mesmo período de 2022. Além disso, a plataforma removeu ou rotulou mais de 10,6 milhões de postagens por violação das diretrizes, com quase 50% dessas ações relacionadas à política de conduta odiosa, totalizando 4,9 milhões de postagens. Outras categorias que contribuíram para as remoções incluem abuso e assédio, com 2,6 milhões, e conteúdo violento, com 2,2 milhões.
Embora a X afirme que menos de 1% de todas as postagens violam suas regras, os dados indicam um aumento no conteúdo problemático desde o último relatório do Twitter, que registrou 1,3 milhão de contas suspensas e 4,3 milhões de ações em postagens em 2021. O novo relatório também destaca que a X recebeu 18.737 solicitações de informações de governos, principalmente da União Europeia, com uma taxa de resposta de 53%.