A 7ª edição nacional da Operação Força Total levou ao aumento das atividades policiais na Bahia, na última quinta-feira (26), assim como em todo o país. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) empregou um número maior de agentes nas ruas, priorizando regiões com maiores índices de criminalidade conforme planejamentos específicos. O objetivo é reforçar o combate a crimes com o aumento de abordagens a pessoas e veículos para identificar suspeitos e apreender materiais ilícitos.
De acordo com a PMBA, na última edição da operação, mais de 450 armas de fogo foram apreendidas e mais de 3 mil pessoas envolvidas em atividades ilícitas foram detidas em todo o país. Além disso, mais de 400 veículos roubados ou furtados foram recuperados e cerca de 270 adolescentes em conflito com a lei foram encaminhados às autoridades.
Na cidade de Paulo Afonso, a operação foi coordenada pelo Tenente-Coronel Marcos Davi, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, conforme as diretrizes do Comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NE). As instruções para a condução da operação foram dadas em um briefing na Avenida Apolônio Sales antes do início das ações.