Mercúrio entra em conjunção solar e ficará invisível por semanas

Mercúrio entrará em conjunção solar na segunda-feira, tornando-se invisível por semanas e retornando à observação em 20 de outubro.

O planeta Mercúrio vai desaparecer de vista no céu noturno. Crédito: Joshimerbin - Shutterstock

A partir de segunda-feira, 30 de outubro, às 18h19 (horário de Brasília), Mercúrio iniciará a fase de conjunção solar superior, quando se posicionará entre a Terra e o Sol. Esse fenômeno fará com que o planeta fique invisível por várias semanas, ofuscado pela luminosidade solar. Segundo o guia In-The-Sky.org, essa conjunção ocorre uma vez a cada 116 dias, que é o ciclo sinódico de Mercúrio.

No momento em que Mercúrio estiver mais próximo do Sol, ele estará a apenas 1°17′ de distância, resultando em seu desaparecimento do céu noturno. O retorno à visibilidade está previsto para 20 de outubro, quando o planeta começará a ser visto novamente nas manhãs. Mercúrio também atingirá seu apogeu, a 1,40 UA da Terra, ou cerca de 210 milhões de km.

Vale mencionar que Mercúrio possui uma cauda, formada por uma atmosfera composta de oxigênio, hidrogênio, hélio, potássio e sódio, que brilham quando expostos à luz solar.