Estudo revela que núcleo interno da Terra pode ter duas camadas distintas

Estudo da Universidade Nacional Australiana sugere que o núcleo interno da Terra pode ter duas camadas distintas.

Crédito: AlexLMX/shutterstock.com

A visão tradicional de que a Terra é composta por quatro camadas — crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno — pode estar incorreta, segundo um estudo recente da Universidade Nacional Australiana. Os pesquisadores descobriram que o núcleo interno, que atinge temperaturas superiores a 5.000 ºC e representa apenas 1% do volume total do planeta, pode ser dividido em duas camadas.

Utilizando um algoritmo de busca, a equipe analisou milhares de modelos do núcleo interno combinados com dados do Centro Sismológico Internacional, que coletou informações sobre a velocidade das ondas sísmicas ao longo de várias décadas. Os resultados mostraram que algumas ondas sísmicas se movem mais rapidamente paralelamente ao equador, enquanto outras se deslocam mais rapidamente ao longo do eixo de rotação da Terra.

O estudo, publicado no Journal of Geophysical Research, revelou uma mudança na direção das ondas sísmicas, que se inclinam para um ângulo de 54 graus. Além disso, os pesquisadores levantaram a hipótese de que a estrutura do ferro no núcleo pode ter mudado, sugerindo a possibilidade de dois eventos de resfriamento na história da Terra. Embora os detalhes desses eventos ainda sejam incertos, as descobertas podem ajudar a resolver inconsistências observadas em modelos atuais da estrutura terrestre.