Wilton Valença da Silva, ex-deputado estadual e ex-presidente do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindpetro), faleceu aos 90 anos, conforme anunciado pelo sindicato nesta segunda-feira (30). Ele foi eleito pelo PSB para a legislatura de 1963 a 1967, mas teve seu mandato cassado pela Ditadura Militar em 1966, através do AI-2.
O Sindpetro expressou suas condolências, destacando o legado de Valença na luta pelos direitos dos trabalhadores. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-deputado, enviando apoio à sua família.
O sepultamento de Wilton Valença será realizado nesta terça-feira (1º), no cemitério Bosque da Paz, às 11h30. Nascido em 22 de outubro de 1933, em Ilhéus, Valença teve uma carreira política significativa, ocupando posições como secretário da Mesa Diretora e titular da Comissão de Finanças na AL-BA.
Além de sua carreira política, Valença foi técnico da Petrobras e atuou em várias organizações, como a Liga Baiana Contra o Analfabetismo e o Movimento em Defesa da Economia Nacional. Após ser demitido pela ditadura, ele foi anistiado e retornou à Petrobras em 1985.