O astrofotógrafo Gabriel Zaparolli, natural de Torres, no Rio Grande do Sul, teve uma de suas imagens do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) selecionada pela NASA como Imagem Astronômica do Dia. O cometa, que é visível no Hemisfério Sul desde 15 de setembro, passará por um período de invisibilidade entre os dias 5 e 10 de outubro, quando mergulhará no brilho do Sol.
Zaparolli capturou a imagem no Morro dos Cabritos, em Santa Catarina, na madrugada de 30 de setembro, utilizando uma câmera Sony A7s2. Ele aplicou a técnica de astrofotografia de “stacking”, que consiste em empilhar várias imagens para reduzir o ruído e aumentar os detalhes. O fotógrafo enfrentou desafios como nevoeiro e chuvas durante as primeiras tentativas, mas conseguiu registrar o cometa após um período de céu limpo.
O cometa, conhecido como “Cometa do Século”, é um objeto não periódico que pode levar milhares de anos para retornar ao Sistema Solar. A previsão é que ele atinja uma magnitude de -0.2 em sua aproximação máxima com a Terra, prevista para o dia 12 de outubro, quando estará a cerca de 70,67 milhões de quilômetros do planeta.