“Aliviada”, afirma presidente do PT em Jeremoabo após ovada em Jerônimo; PT-BA repudia atitude

Protesto com ovos contra o governador Jerônimo Rodrigues em Jeremoabo é comemorado pela presidente local do PT, enquanto o PT-BA repudia o ato.

Fotos: Reprodução/ Redes sociais

Nesta sexta-feira (4), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi alvo de um protesto durante sua visita à cidade de Jeremoabo, Bahia. Durante uma carreata, ele foi atingido por ovos arremessados por militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) local, o que gerou grande repercussão. O evento ganhou ainda mais destaque após a divulgação de um áudio de Maria das Dores, presidente do diretório municipal do PT, que comemorou o ato.

No áudio, enviado ao portal Informe Baiano, Maria das Dores nega os rumores de que teria sido presa após o protesto, dizendo: “Presa coisa nenhuma, eu estou é soltinha e aliviada, porque taquei o ovo no governador”. A presidente local ainda fez duras críticas ao governador, afirmando que ele não poderia visitar a cidade e agir livremente: “Ele pensa que vem pra Jeremoabo fazer o que quer e não vai sair do melado de ovo?”, disse ela, referindo-se ao ato de jogar ovos em Jerônimo Rodrigues.

Os bastidores do PT de Jeremoabo indicam que a insatisfação com o governador vem de sua decisão de apoiar Matheus de Deri, candidato do Partido Progressista (PP), em vez de Fábio da Farmácia, candidato do PT, na eleição municipal. Este fato gerou descontentamento entre parte dos militantes locais, como Maria das Dores.

Em resposta ao episódio, o Diretório Estadual do PT na Bahia publicou uma nota oficial lamentando o ocorrido e repudiando qualquer forma de violência política. O partido destacou que, apesar de valorizar a divergência de ideias e o direito ao contraditório, essas diferenças nunca devem ser expressas por meio de ataques físicos ou simbólicos. “O direito ao contraditório e à divergência de ideias são fundamentais para a construção histórica do PT, mas nunca podem ser expressados na forma de ataque pessoal, político ou simbólico”, afirmou o diretório.

Além disso, o PT-BA reforçou que Jerônimo Rodrigues tem sido um dos maiores apoiadores das campanhas municipais do partido e que, apesar do protesto isolado em Jeremoabo, o governador continua sendo um forte aliado da legenda em disputas políticas no estado.