Congestionamento no e-Título impede eleitores de justificarem ausência na eleição

Aplicativo e-Título apresenta problemas de acesso e impede eleitores de justificarem ausência no voto.

Crédito: Reprodução

Neste domingo (6), eleitores tentam, sem sucesso, justificar sua ausência nas eleições por meio do aplicativo e-Título, que apresenta “sistema congestionado”. Muitos relatam problemas ao acessar o serviço, essencial para regularizar a situação eleitoral de quem não pode comparecer às urnas.

Para aqueles que não conseguirem justificar no dia da eleição, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) oferece alternativas. Os eleitores podem preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível online, e entregá-lo em postos designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Se a justificativa não for feita no dia da votação, os eleitores têm até 60 dias após o turno para regularizar sua situação via e-Título ou pelo autoatendimento eleitoral. O TRE-BA informa que, no dia da eleição, não é necessário anexar documentos comprobatórios ao justificar a ausência.

A falta de justificativa pode levar a penalidades, como a impossibilidade de tirar passaporte, se inscrever em concursos públicos ou receber remunerações de cargos públicos.