Caixa diminui crédito imobiliário e exige entrada maior para novos financiamentos

A Caixa Econômica Federal reduz o percentual de financiamento para compra de imóveis a partir de novembro, exigindo uma entrada maior dos compradores.

Imagem: Reprodução/CPG

A partir de novembro, a Caixa Econômica Federal vai reduzir o percentual de financiamento para a compra de imóveis. A medida afetará o Sistema de Amortização Constante (SAC), que terá o percentual máximo financiado reduzido de 80% para 70% do valor total do imóvel. Com isso, os compradores precisarão desembolsar uma entrada de 30%.

Para os contratos realizados pelo sistema Price, a mudança será ainda maior. O percentual financiado pela Caixa cairá de 70% para 50%, o que significa que o comprador terá de arcar com metade do valor do imóvel. Essas alterações não afetarão os contratos assinados até 31 de outubro deste ano.

Além dessas mudanças, a Caixa limitou o uso do crédito liberado pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) a imóveis de até R$ 1,5 milhão. Segundo o banco, a demanda por crédito imobiliário em 2024 superou as expectativas, e as mudanças são necessárias para manter o equilíbrio na oferta de crédito habitacional.

Em comunicado, a Caixa informou que até setembro de 2024 concedeu R$ 175 bilhões em crédito imobiliário, um aumento de 28,6% em relação ao mesmo período de 2023. O banco também afirmou que as medidas visam garantir o atendimento à demanda e mencionou a busca de soluções para expandir o crédito no mercado imobiliário em parceria com o governo e outras instituições.

Faça um comentário