A Força Espacial dos Estados Unidos fez um anúncio raro sobre o X-37B, seu avião espacial não tripulado, que realizará uma série de manobras inovadoras. Essas manobras incluem a técnica conhecida como “aerofrenagem”, que impõe uma diminuição na altura da órbita utilizando a resistência atmosférica, enquanto preserva combustível.
Após a mudança de órbita, o X-37B irá descartar de forma segura alguns dos seus componentes, o que facilitará seu retorno. As manobras que serão executadas são inéditas e foram planejadas a partir de aprendizados obtidos em missões anteriores, com referências a operações na Lua e em Marte.
“Esse esforço inovador demonstra o comprometimento da Força Espacial em implementar tecnologias avançadas em prol da segurança nacional no espaço”, afirmou o secretário da Força Aérea, Frank Kendall.
O X-37B foi lançado para sua sétima missão em dezembro de 2023, saindo do Centro Espacial Kennedy da NASA através de um foguete SpaceX. Em julho de 2022, o X-37B estabeleceu um recorde de permanência em órbita, completando 908 dias. A data de retorno do veículo ainda não foi divulgada.