ESA inicia o programa Moonlight para comunicação e navegação lunar

A ESA lançou o programa Moonlight, visando melhor comunicação e navegação em missões lunares.

Imagem: Divulgação/ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou nesta semana o programa Moonlight Lunar Communications and Navigation Services, que tem a finalidade de implementar uma rede de satélites para facilitar a comunicação nas missões lunares. O plano propõe suporte a mais de 400 missões que estão alinhadas para os próximos 20 anos.

A constelação será composta por cinco satélites: quatro dedicados à navegação autônoma e um destinado à comunicação de alta velocidade, com o propósito de otimizar a troca de dados entre a Terra e a Lua, situada a cerca de 400 mil quilômetros de distância.

O polo sul lunar será a principal área de interesse desse programa, já que concentra locais com grande potencial para energização solar e áreas com gelo, que podem ser transformados em recursos valiosos, como água e oxigênio.

Com o Moonlight, as agências espaciais poderão reduzir a necessidade de sistemas próprios de comunicação, direcionando esforços para a melhoria das operações com astronautas e robôs.

O primeiro lançamento referente ao projeto será o Lunar Pathfinder, programado para 2026, com a conclusão das operações do sistema até 2030.