A influência da tireoide no ganho de peso: entenda como a glândula afeta o corpo

As disfunções na tireoide podem interferir no metabolismo, causando impacto no ganho de peso. Médicos esclarecem mitos e verdades.

Imagem: Reprodução/Policonsultas

A tireoide desempenha um papel fundamental no organismo, sendo responsável pela regulação de funções importantes por meio dos hormônios que produz. Estima-se que 1,6 bilhão de pessoas no mundo sofram de algum tipo de disfunção nessa glândula, mas o conhecimento sobre o impacto da tireoide ainda é limitado. Uma pesquisa de 2020 revelou que apenas 24% dos entrevistados sabiam que a tireoide pode interferir na fertilidade, destaca o médico Stanley Bittar, CEO da Stanley’s Holding.

Duas condições principais afetam o funcionamento da tireoide: o hipotireoidismo, caracterizado pela produção insuficiente de hormônios, e o hipertireoidismo, onde a produção é excessiva. No hipotireoidismo, o corpo começa a funcionar mais lentamente, resultando em sintomas como batimentos cardíacos mais lentos, intestino preso e cansaço constante. No hipertireoidismo, o metabolismo acelera, o que pode provocar batimentos cardíacos rápidos e muita energia, porém acompanhada de fadiga.

Ana Cristina Belsito, endocrinologista do Hospital São Vicente de Paulo, desmistifica algumas crenças sobre a tireoide. Ela afirma que nem sempre o ganho de peso e o cansaço estão diretamente relacionados à glândula, e que crianças também podem sofrer de problemas tireoidianos. Entre as verdades, ela confirma que a tireoide afeta o metabolismo e que o hipotireoidismo pode ser particularmente perigoso durante a gravidez.

Faça um comentário