Novas Pinturas Rupestres Encontradas em Tucano, Bahia

Descobertas arqueológicas em Tucano incluem pinturas rupestres na Fazenda Caldeirão, reveladas pelo historiador André Carvalho.

Foto: Reprodução / Bahia Notícias / André Carvalho

Uma importante descoberta arqueológica ocorreu em Tucano, no interior da Bahia, com o surgimento de pinturas rupestres na região da Fazenda Caldeirão, situada a 21 km da cidade principal. O historiador André Carvalho, especialista em história pela Universidade Estadual de Feira de Santana, fez a nova descoberta no dia 15 deste mês, após encontrar anteriormente gravuras rupestres em uma área isolada.

Durante a entrevista ao Bahia Notícias, Carvalho relatou que sua primeira descoberta aconteceu por acaso enquanto realizava uma trilha com amigos. “Estava explorando um local difícil de acessar e, ao observar as rochas, percebi as gravuras. Minha intuição se confirmou com a ajuda de arqueólogos colegas”, contou.

A equipe, motivada pela primeira descoberta, foi incentivada por Gilmar Amorim, um proprietário da área, a investigar ainda mais. No último dia 13, eles partiram com um quadriciclo para a Fazenda Caldeirão. Carvalho ficou impressionado ao encontrar um painel rochoso repleto de gravuras semelhantes às anteriormente vistas, descritas como tridígitos, conhecidas por formar pequenos símbolos.

As investigações continuam, e Carvalho está monitorando outras propriedades locais em busca de possíveis novas descobertas. Em visita a uma propriedade recentemente, ele se deparou com pinturas rupestres que podem pertencer à tradição São Francisco, um importante estilo da arte rupestre.

Com a esperança de preservar esses patrimônios, Carvalho aguarda a análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para dar início ao processo de tombamento.