O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a exames nesta terça-feira (22), em Brasília. De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, o quadro do presidente é estável, e ele está apto a retomar sua rotina de trabalho. No entanto, o boletim não mencionou a liberação para viagens e informou que um novo exame de controle será realizado em 72 horas.
No último sábado (19), Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, a residência oficial, e bateu a cabeça. Após o acidente, o presidente precisou de cinco pontos na região da nuca, e exames de imagem revelaram uma pequena hemorragia cerebral. Por precaução, a equipe médica recomendou evitar viagens longas, como a que Lula faria à Rússia para participar da Cúpula de Líderes do Brics.
“O exame de imagem está estável em comparação ao anterior, com a programação de realizar novo exame de controle em 72h. Encontra-se apto a exercer sua rotina de trabalho”, informou o boletim médico.
O presidente continua sob acompanhamento de sua equipe médica, liderada pelo médico pessoal Roberto Kalil Filho e pela médica da Presidência, Ana Helena Germoglio. Embora apto para o trabalho, Lula ainda tem compromissos que podem ser afetados, como sua participação na conferência da ONU sobre biodiversidade em Cali, Colômbia, até o dia 1º de novembro.