Maguila, ex-campeão mundial de boxe, morre aos 66 anos

Maguila, ex-campeão mundial de boxe, morre aos 66 anos devido a complicações causadas por ETC.

Imagem: Reprodução/Jornal Razão

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos. Ele sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença neurodegenerativa causada por repetidos golpes na cabeça, comum em ex-boxeadores e semelhante ao mal de Alzheimer. A informação foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, ao programa Balanço Geral, da Record.

Maguila começou sua carreira com o apoio do narrador Luciano do Valle, que o ajudou a treinar com Angelo Dundee, um renomado treinador que trabalhou com nomes como Muhammad Ali e George Foreman. Entre 1983 e 1985, ele alcançou 14 vitórias consecutivas e foi campeão sul-americano dos pesos-pesados.

Em 1989, encerrou sua parceria com Luciano do Valle. Na década de 90, teve a oportunidade de enfrentar grandes nomes como Evander Holyfield e George Foreman, mas foi derrotado por nocaute em ambas as lutas.

Em 1995, conquistou o título mundial da FMB (Federação Mundial de Boxe), e cinco anos depois, encerrou sua carreira após uma derrota para Daniel Frank. Maguila deixa um legado de 85 lutas, com 77 vitórias, além de títulos sul-americanos, nacionais e continentais.

Além do boxe, Maguila era uma figura conhecida fora dos ringues, tendo atuado como comentarista de TV e gravado um CD de samba. Em 2010, tentou ser deputado federal pelo PEN, mas não foi eleito.