Na manhã desta quinta-feira, 24, Renato Oliveira, de 48 anos, foi morto após ser baleado na cabeça enquanto dormia em um ônibus da linha 493 (Central x Ponto Chic). O ônibus seguia de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em direção ao Centro do Rio de Janeiro. Renato foi levado ao Hospital Federal de Bonsucesso em estado grave, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
O tiroteio ocorreu por volta das 7h na Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da cidade, e levou ao fechamento da via por cerca de duas horas. Além de Renato, outras duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas.
A troca de tiros aconteceu durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, que engloba cinco comunidades na Zona Norte. A PM tinha como objetivo prender criminosos envolvidos em roubos de carros e cargas. Segundo a polícia, os agentes enfrentaram forte resistência dos criminosos, que incendiaram veículos e ergueram barricadas para dificultar a ação.
Renato trabalhava em um frigorífico na Avenida Brasil. Segundo amigos, ele saiu de casa naquela manhã animado para preparar o café da manhã dos colegas. Ele deixa esposa e quatro filhos.