Bahia registra crescimento de 38,6% no número de inscritos no Enem

Número de inscritos no Enem cresce 38,6% na Bahia; governo oferece apoio com simulados e aulões.

Imagem: Reprodução/BahiaEconômica

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou um aumento de 38,6% no número de inscritos na Bahia em 2024, alcançando 449.528 estudantes, em comparação aos 324.272 do ano anterior. Esse crescimento reflete o papel do Enem na inserção de estudantes no ensino superior, com um total de 113.746 inscritos vindos da rede estadual de ensino.

Para apoiar esses alunos, o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Educação (SEC), implementou o programa “Tô com você no Enem”. Essa iniciativa inclui simulados, aulões e atividades de revisão, com o objetivo de familiarizar os estudantes com o formato da prova e reduzir a ansiedade. A estudante Dionara Souza, do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (CEPPMM), relata que os simulados realizados em sua escola reproduzem fielmente o ambiente do Enem, ajudando na preparação.

Além dos simulados, na última semana foram intensificadas atividades em todo o estado, com foco na redação. Amanhã, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, será realizado o aulão “Gabaritei”, voltado para 4.500 estudantes da rede estadual. A SEC também garantirá transporte gratuito para estudantes de áreas rurais e distribuirá kits de lanche para apoiar os candidatos no dia do exame.

A professora Nilmara Rocha, também do CEPPMM, destaca que o apoio é essencial para promover a autoestima e o sentimento de pertencimento dos alunos, incentivando-os a buscar a continuidade de seus estudos.

“Durante os anos escolares falamos com eles sobre identidade e como se colocar nesse mundo estudantil, os incentivando a almejar o ambiente acadêmico, pois eles são capazes disso. Entretanto, a questão da baixa autoestima hoje atrapalha muito os estudantes da rede pública. O mundo hoje está ansioso e caótico, com as informações chegando muito rápido, então como educadores precisamos encontrar formas de os ajudar a filtrar e digerir tudo isso”, detalhou Nilmara.

Faça um comentário