Com o objetivo de atender a população idosa de maneira mais próxima e eficaz, o Ministério da Saúde apresentou uma proposta de programa de atendimento domiciliar para idosos com doenças crônicas. O programa, chamado de “protocolo integrado”, contará com o apoio de servidores do SUS, assistentes sociais e a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O projeto é inicialmente direcionado a municípios de maior população idosa, visando atender a demanda concentrada nessas áreas. A proposta está em análise pela Casa Civil da Presidência, que determinará a viabilidade orçamentária do programa.
Conforme o retorno do Planalto, o Ministério definirá quantas cidades serão incluídas e o cronograma de implementação do projeto. Atualmente, o país possui cerca de 32,9 milhões de idosos, estimando-se um crescimento para 58,2 milhões até 2040.
Na última semana, o ministério realizou o evento “Políticas Públicas para o Envelhecimento Saudável”, em sua sede, onde foram anunciadas mudanças no prontuário eletrônico, incluindo campos para monitorar a saúde dos idosos.