Na terça-feira, 29, a Alphabet, empresa-mãe do Google, revelou os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, superando as previsões do mercado. O crescimento foi impulsionado por um forte desempenho em inteligência artificial, suas operações de nuvem e um aumento significativo na receita de publicidade digital.
O CEO Sundar Pichai afirmou que os investimentos em IA estão se mostrando eficazes, juntamente com o aumento nas vendas nas áreas de busca e nuvem. A receita do Google Cloud cresceu 35%, alcançando US$ 11,35 bilhões, superando as expectativas que eram de US$ 10,86 bilhões.
A Alphabet também reportou um lucro por ação de US$ 2,12, muito acima da média de US$ 1,85 esperada pelo mercado, segundo a LSEG (London Stock Exchange Group). As vendas de publicidade digital, que são a principal fonte de receita da empresa, aumentaram de US$ 59,65 bilhões para US$ 65,85 bilhões, incluindo um crescimento de 12% na receita de anúncios do YouTube, que totalizou US$ 8,92 bilhões.
A receita total da Alphabet subiu 15%, para US$ 88,27 bilhões, enquanto as previsões eram de US$ 86,30 bilhões. Após a divulgação dos resultados, as ações da Alphabet subiram 4,4% nas negociações fora do horário normal, acumulando quase 22% de alta no ano.
Este crescimento é o mais acelerado em oito trimestres e é um reflexo do aumento dos investimentos em nuvem por parte de várias empresas, fundamentais para o avanço das tecnologias de IA. A forte presença do Google no mercado publicitário também contribuiu para o aumento de investimentos em marketing, especialmente com o aumento dos gastos políticos em função das eleições presidenciais nos EUA e das Olimpíadas de Paris de 2024.