As chuvas devem aumentar significativamente na Bahia durante o mês de novembro, conforme a previsão apresentada por Marcely Sondermann, meteorologista do instituto Climatempo, na terceira edição do Fórum Desafios Climáticos em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (29).
De acordo com o Climatempo, a Bahia será influenciada pelo fenômeno La Niña, que impactará diretamente o clima da região nos próximos meses. A expectativa é de que, em novembro, as chuvas voltem de forma mais abrangente e com volumes acima da média histórica, especialmente em áreas de convergência que poderão se formar sobre o estado.
Em relação ao mês de dezembro, o instituto prevê uma variação maior na distribuição das chuvas, com períodos alternados entre semanas mais chuvosas e outras mais secas. Para Sondermann, a presença de eventos climáticos extremos exige adaptação das instituições para minimizar o impacto sobre a população. “Todo o processo de mitigação desses impactos deve ter como pilar a projeção do clima, pois com este estudo é possível se antecipar à situação de calamidade”, destacou a meteorologista.