O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que estudantes que participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano receberão uma parcela adicional do programa Pé-de-Meia. A medida faz parte dos esforços do governo para incentivar a permanência dos jovens no ensino médio, oferecendo uma poupança que pode ser acessada ao final do terceiro ano.
A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Santana atribuiu o aumento no número de participantes do Enem ao programa, afirmando que muitos Estados dobraram suas inscrições em resposta ao incentivo. O presidente Lula também parabenizou o ministro pelo aumento de 10% no número de inscritos em comparação com o ano passado, ressaltando o impacto positivo da política educacional.
Neste domingo, 3, ocorreu a primeira etapa do Enem, com provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. O segundo dia será no próximo domingo, 10, com questões de Matemática e Ciências da Natureza. A edição deste ano registrou 4,3 milhões de inscritos, com uma predominância de mulheres e jovens entre os participantes.