Após quatro anos sem conseguir encontros, consumidor aciona Procon contra Tinder

Após quatro anos de assinatura do Tinder sem resultados, homem busca ajuda do Procon de Porto Alegre para questionar serviço.

Imagem: Akhtar Soomro/Reuters

Um morador de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, procurou o Procon após pagar por quatro anos um serviço de assinatura no Tinder sem conseguir marcar um único encontro. O usuário teria investido na função de impulsionamento de perfil, oferecida pelo aplicativo de relacionamentos, que promete aumentar a visibilidade dos perfis, mas, segundo o reclamante, não resultou em nenhum encontro. Ele relatou se sentir prejudicado pela situação.

A queixa foi registrada em outubro, por meio da plataforma digital do Procon. De acordo com o diretor do Procon Porto Alegre, Rafael Gonçalves, o cliente incluiu um extenso relato sobre sua experiência no aplicativo, além de um “desabafo” no formulário de reclamação. A identidade do consumidor não foi divulgada.

Após receber a denúncia, o Procon contatou o Tinder para obter esclarecimentos. A empresa de relacionamentos tem até a próxima quinta-feira, dia 7 de novembro, para responder ao órgão. Caso o prazo não seja cumprido, o processo poderá avançar para novas medidas administrativas.

Em nota oficial, o Procon ressaltou que ainda não tomou uma decisão sobre o caso. A instituição explicou que o período de resposta dado ao Tinder ainda não expirou e que, por isso, não há ainda qualquer conclusão sobre possível falha no serviço, práticas abusivas ou descumprimento de oferta. “Respeitaremos todo o fluxo da reclamação, como em todos os casos foram respeitados, para enfim, proferir a decisão final na forma mais acertada possível”, afirmou o órgão.

O diretor do Procon, Rafael Gonçalves, também explicou que, preliminarmente, o serviço de impulsionamento adquirido pelo usuário apenas amplia a visibilidade do perfil, mas não garante efetivamente encontros. “O aplicativo é responsável pela divulgação dos perfis”, comentou Gonçalves, frisando que o Procon analisará se houve alguma irregularidade no serviço.

O Procon de Porto Alegre é responsável por apurar denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, oferecendo atendimento tanto online quanto presencial. As queixas podem ser feitas pelo site ou diretamente na sede do Procon, localizada na Rua Sete de Setembro, número 723, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.