Começa nesta terça-feira, 5, em Salvador, o Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), que vai até a próxima sexta-feira, 8. Com o tema “Cinema em Pretoguês”, o evento presta homenagem à intelectual e ativista negra Lélia Gonzalez, que viveu entre 1935 e 1994, e busca destacar as influências africanas na cultura da América Latina.
O festival contará com exibições de filmes em diversos locais, como os cinemas iAMO, Cine MAM e Cine Glauber Rocha, e também será transmitido pela plataforma online TodesPlay, ampliando o alcance do evento.
A programação inclui mostras de filmes, debates sobre a disseminação de produções negras e um seminário internacional sobre a presença afro-diaspórica no audiovisual. Gratuito, o Fianb tem como objetivo fortalecer o movimento negro no cinema e promover a inclusão de profissionais negros em todas as fases da produção audiovisual.
O festival é apoiado por parcerias significativas, como a SPCine de São Paulo e a Salcine de Salvador, além de várias entidades nacionais e internacionais.
A agenda ainda traz uma oficina de produção de filmes com celular, voltada para a capacitação de novos talentos. As inscrições podem ser feitas no site da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) ou de forma presencial durante o festival.