Jerônimo Rodrigues cogita não renovar concessão da Coelba por falhas no setor elétrico

Governador da Bahia aponta falhas da Coelba e avalia não renovar a concessão devido à baixa efetividade no setor elétrico.

Crédito: David / Bnews

Durante o encerramento do Projeto de Qualificação das Baianas de Acarajé e de Receptivo, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), abordou a possibilidade de não renovar a concessão da Coelba. Segundo ele, problemas frequentes com o fornecimento de energia estão afetando hospitais, escolas e empreendimentos no estado.

Rodrigues destacou que, apesar de a concessão ser de âmbito federal, ela impacta diretamente a Bahia, o que motiva sua intervenção. Entre os problemas relatados, ele mencionou a falta de energia em um hospital na cidade de Piritiba e em escolas.

“Olha bem, a concessão, tanto da Via Bahia, quanto da Coelba, é federal, mas está no meu estado, então eu tenho o que me envolver. Essa semana mesmo eu fui em Piritiba fazer a ordem de serviço de uma estrada para o distrito de Cigana e, quando cheguei lá, o prefeito pediu que a gente fosse no hospital e lá está faltando a ligação da energia no hospital. Então, a gente encontra isso, escola que falta energia, empresário que quer trazer investimentos e não tem energia. Então, eu tenho que fazer a crítica. Eu já levei ao Lula, já levei ao Rui, já levei ao Silveira”, disse ele.

O governador ressaltou a necessidade de uma empresa que esteja comprometida com investimentos no setor elétrico local, o que, segundo ele, a Coelba não tem demonstrado. Além disso, Rodrigues falou sobre os esforços realizados para atrair investimentos para a Bahia, com visitas recentes a países da Europa e da China, buscando parceiros que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. “Serei duro e exigente para que a concessão seja bastante avaliada”, concluiu.