Fenômeno astronômico surpreende com erupções de gás

O corpo celeste 29P/Schwassmann-Wachmann surpreendeu com erupções que aumentaram seu brilho em 289 vezes, desafiando as expectativas sobre sua atividade.

Representação artística elaborada com Inteligência Artificial de um corpoceleste criovulcânico em erupção. Crédito: Flavia Correia via DALL-E/OlharDigital

O corpo celeste 29P/Schwassmann-Wachmann, famoso por seus vulcões de gelo, voltou a impressionar os astrônomos ao registrar uma sequência de quatro erupções em poucos dias. O brilho do objeto aumentou em 289 vezes, um recorde desde 2021.

Classificado como centauro, 29P exibe características que o assemelham a um cometa, mas sua órbita quase circular provoca um comportamento inesperado. No dia 2 de novembro, uma das erupções fez com que o brilho do “cometa” aumentasse significativamente, refletindo a luz solar de forma intensa.

Mesmo estando a uma distância considerável do Sol, onde não se esperava que estivesse em erupção, o 29P continua a surpreender os cientistas. Isso levanta questões sobre a dinâmica interna desse objeto celeste, que é um dos mais explosivos do Sistema Solar, apenas atrás da lua Io, de Júpiter.