Deputado Federal Bacelar diz que a escala 4×3 é o modelo ideal para trabalhadores; veja

Bacelar defende a escala 4x3 como modelo ideal e apoia PEC para extinguir regime 6x1 no Brasil.

Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias

O deputado federal Bacelar (PV) manifestou na última segunda-feira (11) seu apoio à adoção de uma escala de trabalho de quatro por três, em que o trabalhador tem três dias de descanso para cada quatro dias de trabalho. A declaração foi feita em uma entrevista ao BNEWS, onde Bacelar argumentou que a mudança beneficiaria o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos trabalhadores.

Para o parlamentar, o modelo 6×1 atualmente aplicado no Brasil é desgastante e impede uma convivência mais harmoniosa com a família. Ele comparou o sistema nacional com os adotados em países da Europa, afirmando que esses já utilizam a escala 4×3 com sucesso. “Estamos ainda no Brasil em uma escala seis por um, que é escravizante, exigindo não só horas excessivas, mas também prejudicando a agenda familiar”, pontuou.

Bacelar é um dos apoiadores da PEC que propõe o fim da escala 6×1 e destacou que assinou a proposta, reafirmando ser favorável a essa alteração. Ele argumentou que o atual modelo é ineficiente e afeta a produtividade do trabalhador, além de desestruturar as relações familiares. “A economia prova e comprova que a escala quatro por três é a ideal”, afirmou.

O deputado ressaltou que o envolvimento da sociedade nesse tema é fundamental para pressionar o poder legislativo. Segundo ele, a mobilização popular aumenta as chances de aprovação de mudanças significativas nas leis trabalhistas.