Suspeito de matar crianças com chumbinho em açaí se entrega à polícia

Rafael da Rocha Furtado, suspeito de envenenar dois meninos com chumbinho no açaí, se entregou à polícia.

Foto: Reprodução/ TV Globo

Rafael da Rocha Furtado, 26 anos, entregou-se à Delegacia de Homicídios da Capital, na Barra da Tijuca, na noite de segunda-feira (12). Ele é suspeito de ter envenenado dois meninos, que faleceram após ingerirem açaí com chumbinho, em Cavalcante, Zona Norte do Rio.

De acordo com as investigações, Rafael era ex-namorado da mãe de Benjamin Rodrigues Ribeiro, uma das vítimas de 7 anos. Mesmo após o fim do relacionamento, ele mentia para os vizinhos, alegando ser o pai de Benjamin. Aproveitava oportunidades para se aproximar da família, como levar o menino à escola.

A polícia revelou que a motivação do crime ainda está sendo investigada, mas câmeras de segurança ajudaram na identificação do suspeito. Rafael teve sua prisão temporária decretada pela 3ª Vara Criminal do Rio, válida por 30 dias. A polícia tentou localizá-lo em sua casa na comunidade Primavera, em Cavalcante, antes de ele se entregar.

De acordo com os investigadores, Benjamin era o alvo inicial, enquanto o outro menino, Ythallo Rafael Tobias Rosa, de 6 anos, foi envenenado acidentalmente ao compartilhar o açaí com o amigo. Exames realizados indicaram que o chumbinho estava misturado ao açaí consumido pelas crianças.