Comissão sobre mortos e desaparecidos políticos retoma atividades em busca de justiça

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos retoma suas atividades hoje em São Paulo, visando a busca de corpos e atualização de certidões de óbito de vítimas da ditadura.

Foto: Clarice Castro/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Hoje, 13 de novembro de 2024, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos volta a se reunir para intensificar as buscas pelos restos mortais de vítimas da ditadura militar. Essa comissão, que tem uma trajetória de 29 anos, foi encerrada em 30 de dezembro de 2022, por Jair Bolsonaro. O encontro acontece em São Paulo e se estenderá até amanhã, 14 de novembro, com o objetivo de traçar um plano de ação para os próximos meses.

As principais iniciativas incluirão a atualização das certidões de óbito de pessoas que perderam a vida durante o regime militar e a busca por corpos de desaparecidos. A primeira reunião de instalação foi realizada em 30 de agosto e, após algumas videoconferências, os membros voltam a se encontrar pessoalmente. As buscas começarão em cinco estados: Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.