Autoridades recuperam 37 moedas de ouro de naufrágios do século XVIII

Autoridades da Flórida recuperam 37 moedas de ouro de naufrágios do século XVIII, avaliadas em mais de US$ 1 milhão.

Imagem: Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida

Recentemente, autoridades na Flórida conseguiram recuperar 37 moedas de ouro que haviam sido roubadas de naufrágios ocorridos no século XVIII. Essas moedas fazem parte de um tesouro maior, que inclui mais de 100 moedas descobertas inicialmente em 2015, avaliadas em mais de um milhão de dólares.

A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC) informou que uma equipe contratada para investigar naufrágios espanhóis na região de Vero Beach reteveu parte do material recuperado. Esses navios estavam carregados de ouro e prata extraídos das colônias americanas, destinados a ajudar a financiar a coroa espanhola. A frota que partiu de Havana, Cuba, em 24 de julho de 1715, naufragou após um furacão atingir a costa da Flórida, resultando na perda de 11 dos 12 navios e na morte de centenas de marinheiros. Estima-se que cerca de 400 milhões de dólares em ouro e prata foram perdidos no fundo do mar.

Após três séculos, uma equipe anunciou a descoberta de 51 moedas de ouro no fundo do oceano, avaliadas em um milhão de dólares, mas não revelou que haviam encontrado e mantido outras 50 moedas. Investigações apontaram que três das moedas roubadas foram devolvidas ao fundo do mar em 2016 para evitar suspeitas, enquanto outras foram vendidas entre 2023 e 2024. Agora, as moedas recuperadas serão devolvidas aos seus legítimos donos, enquanto as buscas pelo restante do tesouro continuam.