O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um apelo neste sábado (30) aos países que compõem o bloco Brics, instando-os a não desenvolver uma nova moeda que possa competir com o dólar americano.
Trump advertiu que, se os membros do Brics não se comprometerem a não criar ou apoiar uma moeda alternativa, poderão enfrentar tarifas de 100% em suas exportações para os EUA. Em uma postagem na sua plataforma Truth Social, Trump afirmou: ‘Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics ou apoiar qualquer moeda que venha a substituir o poderoso dólar americano.’ Caso contrário, eles terão que dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana.
O ex-presidente enfatizou que qualquer tentativa de substituir o dólar resultaria em severas consequências comerciais para esses países. O bloco Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, está discutindo alternativas ao dólar em transações comerciais e pretende expandir o uso de moedas locais em suas operações.
Além disso, o Novo Banco de Desenvolvimento, liderado pela ex-presidente Dilma Rousseff, está sendo fortalecido para facilitar essas iniciativas. O Brasil, que assumirá a presidência do grupo em 2025, busca acelerar esses esforços.