PF investiga esquema de fraudes em licitações na Bahia; Justiça bloqueia R$ 9 milhões

PF e CGU desmantelam esquema de fraudes em licitações em seis cidades na Bahia; As fraudes envolviam serviços de transporte escolar e locação de veículos.

Reprodução/GOV

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram nesta quinta-feira (5) as operações Rumo e Prumo, com o objetivo de investigar fraudes em licitações nos municípios de Euclides da Cunha e Umburanas, no Centro-Norte da Bahia. As fraudes envolviam serviços de transporte escolar e locação de veículos.

Participaram da operação 65 policiais federais e 11 servidores da CGU. Com 21 mandados de busca e apreensão, as ações ocorreram em Euclides da Cunha, Umburanas, Salvador, Jaguarari, Jacobina, todas na Bahia, além de Petrolina, em Pernambuco. A Justiça também determinou o sequestro de cerca de R$ 9 milhões, valores obtidos ilegalmente pela organização criminosa.

As investigações apontaram manobras ilícitas, como simulação de cotações de preços, cláusulas restritivas para favorecer uma empresa, mudanças nos editais e contratação de empresas sem qualificação técnica. O esquema desviava recursos públicos para pagamentos indevidos a agentes públicos, incluindo prefeitos, e utilizava contas de terceiros para ocultar os valores.