A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início à segunda fase da Operação Embarque Legal I, que abrange cinco estados, incluindo a Bahia. Na última sexta-feira, 29 de novembro, os agentes realizaram rigorosas fiscalizações em ônibus e micro-ônibus, verificando as condições de circulação, pneus, iluminação e outros equipamentos obrigatórios, além da documentação dos motoristas.
A operação resultou na apreensão de drogas, como maconha, e na detecção de transporte irregular de passageiros sem a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os agentes também orientaram os passageiros sobre como identificar e denunciar crimes, como importunação sexual e tráfico de pessoas.
A ação teve um impacto direto em várias cidades da Bahia, especialmente nas áreas com altos índices de acidentes. Em 2024, a Bahia registrou 136 acidentes envolvendo ônibus, o que evidencia a necessidade de ações como a Operação Embarque Legal I, que visa aumentar a segurança no trânsito e reduzir vítimas.
Além disso, a operação resultou no resgate de uma mulher em Minas Gerais e na localização de uma criança desacompanhada em Pernambuco, mostrando a importância da atuação da PRF. O aumento das fiscalizações ocorre em um período de maior fluxo de veículos, devido às festividades de fim de ano.
A Operação Embarque Legal I faz parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como objetivo reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2030 e salvar 86 mil vidas.