China prevê queda na demanda de gasolina com aumento de veículos elétricos

A previsão é de que a demanda por gasolina na China caia em até 5% anualmente, impulsionada pelos veículos elétricos.

Eletrificação de veículos faz cair demanda por gasolina na China (Imagem: yujiechen/iStock)

A ascensão dos veículos elétricos e híbridos na China deve provocar uma redução significativa no consumo de gasolina, com uma expectativa de queda entre 4% e 5% ao ano até 2030, segundo a Bloomberg.

O país, que atualmente consome 3,5 milhões de barris de gasolina por dia, representa um quinto da demanda global. A análise de Anders Hove, do Oxford Institute for Energy Studies, sugere que a demanda poderá cair para apenas 1 milhão de barris por dia até 2040.

O crescimento do mercado de elétricos é notável, com as vendas aumentando oito vezes desde 2020. Em um relatório recente da China National Petroleum Corp, foi revelado que o pico do consumo de gasolina na China deve ocorrer em 2025, cinco anos antes do que se previa anteriormente.

A demanda por gasolina deve atingir 770 milhões de toneladas no próximo ano, com uma queda projetada para 240 milhões de toneladas até 2060. A produção de petróleo bruto deve permanecer em 200 milhões de toneladas até 2035, enquanto as energias renováveis devem alcançar 63% da matriz energética até 2060.