A Honda anunciou que iniciará a produção de uma nova linha de baterias de estado sólido em janeiro de 2025, visando aumentar a autonomia dos veículos elétricos. A nova fábrica, com 27,4 mil m², será construída em Sakura, Tochigi, Japão. Os testes das baterias ocorrerão em modelos de veículos programados para serem lançados na segunda metade do próximo ano.
A montadora japonesa gerenciará toda a produção, desde a pesagem e mistura dos materiais até a formação e montagem das células. O objetivo é alcançar uma autonomia de mil quilômetros com uma única carga, dobrando a capacidade das atuais baterias de íons de lítio até 2030. A longo prazo, a meta é atingir 1,25 mil km até 2040.
Além disso, a nova bateria será menor e mais leve, resultando em uma redução de 35% no peso e 25% nos custos de produção, o que poderá tornar os veículos elétricos mais acessíveis. A Honda também pretende expandir sua frota de veículos eletrificados para mais de dois milhões nos próximos cinco anos, com a expectativa de que 40% desses veículos sejam equipados com a nova tecnologia.
Keiji Otsu, Presidente da Honda R&D, afirmou que as baterias de estado sólido têm o potencial de resolver problemas como alcance e custo, tornando-se a próxima geração de baterias.