Honda planeja baterias de estado sólido com mil km de autonomia até 2030

Honda inicia produção de baterias de estado sólido em 2025, visando mil km de autonomia até 2030.

Novas baterias serão produzidas via prensagem com rolo, contribuindo paraaumento na densidade das camadas de eletrólito sólido (Imagem: Divulgação/Honda)

A Honda anunciou que iniciará a produção de uma nova linha de baterias de estado sólido em janeiro de 2025, visando aumentar a autonomia dos veículos elétricos. A nova fábrica, com 27,4 mil m², será construída em Sakura, Tochigi, Japão. Os testes das baterias ocorrerão em modelos de veículos programados para serem lançados na segunda metade do próximo ano.

A montadora japonesa gerenciará toda a produção, desde a pesagem e mistura dos materiais até a formação e montagem das células. O objetivo é alcançar uma autonomia de mil quilômetros com uma única carga, dobrando a capacidade das atuais baterias de íons de lítio até 2030. A longo prazo, a meta é atingir 1,25 mil km até 2040.

Além disso, a nova bateria será menor e mais leve, resultando em uma redução de 35% no peso e 25% nos custos de produção, o que poderá tornar os veículos elétricos mais acessíveis. A Honda também pretende expandir sua frota de veículos eletrificados para mais de dois milhões nos próximos cinco anos, com a expectativa de que 40% desses veículos sejam equipados com a nova tecnologia.

Keiji Otsu, Presidente da Honda R&D, afirmou que as baterias de estado sólido têm o potencial de resolver problemas como alcance e custo, tornando-se a próxima geração de baterias.