Governo baiano prevê inauguração do VLT antes da eleição de 2026

Obras do VLT em Salvador avançam com 20 dias de antecedência, e governo baiano prevê inauguração do primeiro trecho até junho de 2026.

Foto: Lula Bonfim / A TARDE

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador estão avançando. A terraplanagem no trecho entre a Calçada e o Lobato, prevista para janeiro de 2025, começou com 20 dias de antecedência. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acompanhou as atividades nesta segunda-feira, 16, ao lado da presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento.

Ana Cláudia afirmou que a meta é entregar o primeiro trecho do VLT, de cerca de 5 km, ainda no primeiro semestre de 2026. “A gente está trabalhando para inaugurar o trecho entre a Calçada e o Lobato ainda no primeiro semestre de 2026. Não é uma garantia, mas como o cronograma já está antecipado, estamos otimistas com isso”, destacou, embora tenha reforçado que não há garantia formal para a inauguração antes das eleições de 2026.

A antecipação se deve à preocupação com as chuvas esperadas para janeiro, que poderiam comprometer o início da terraplanagem. Paralelamente, foram construídos galpões para armazenar os vagões, que devem chegar em 2025.

Outro avanço foi o pagamento da primeira parcela dos trens adquiridos do Estado do Mato Grosso. Espera-se que o trecho entre a Calçada e o Lobato funcione de forma assistida, sem cobrança de tarifa, até junho de 2026.