Pesquisa aponta que jejum intermitente pode retardar crescimento do cabelo; veja

Estudo mostra que jejum intermitente retarda crescimento do cabelo em humanos e animais.

Foto: Divulgação | Reprodução/ G1

Um estudo conduzido por Bing Zhang, biólogo regenerativo da Westlake University, revelou que o jejum intermitente pode retardar em até 18% o crescimento do cabelo. O jejum intermitente consiste em ficar sem comer por longos períodos, sendo uma dieta popular amplamente promovida nas redes sociais.

No estudo, camundongos foram divididos em três grupos: sem restrição alimentar, jejum de algumas horas e alimentação em dias alternados. Após três meses, os resultados mostraram que o crescimento dos pelos foi significativamente mais lento nos grupos com restrição alimentar.

A análise foi estendida para humanos, com 49 voluntários distribuídos entre um regime de jejum intermitente e outro sem controle alimentar. O grupo de jejum apresentou um crescimento capilar 18% mais lento. Testes moleculares indicaram que a dieta ativa uma resposta de estresse que pode inibir ou matar células-tronco do folículo capilar, responsáveis pelo nascimento dos fios.

Nutricionistas desaconselham o jejum intermitente, apontando riscos como sobrecarga no pâncreas e potencial agravamento de diabetes.

Faça um comentário