Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, foi encontrado morto na tarde de quarta-feira (18) na Vila de Jericoacoara, no litoral leste do Ceará. Ele estava desaparecido desde a madrugada de terça-feira (17), quando foi visto pela última vez enquanto voltava sozinho para o hotel onde estava hospedado com o pai, Danilo de Jesus. Durante as buscas, imagens de câmeras de segurança mostraram o jovem sendo levado à força por um grupo de sete pessoas.
De acordo com Danilo, Henrique havia tirado fotos em que fazia gestos com as mãos que representam o símbolo de uma facção criminosa que atua no estado. Ele acredita que esses gestos, feitos sem conhecimento prévio de seu significado, podem ter motivado o crime. “Na nossa cidade, isso é algo normal. Ele não sabia do que se tratava e jamais estaria envolvido em algo assim”, afirmou o pai. Apesar dessa suspeita, a investigação policial não confirmou se há relação entre os gestos e o homicídio.
Henrique e o pai estavam de férias em Jericoacoara, em sua primeira viagem juntos. Naturais de Bertioga, no litoral de São Paulo, eles planejavam retornar para casa no dia seguinte. “Era a nossa primeira viagem. Ele decidiu voltar ao hotel mais cedo para descansar, e eu só percebi o desaparecimento quando cheguei mais tarde e não o encontrei”, relatou Danilo.