Na manhã da última quarta-feira (18), a Polícia Civil realizou uma operação em quatro municípios da Bahia para combater uma série de roubos em fazendas. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão nas cidades de Entre Rios, Alagoinhas, Pojuca e Paulo Afonso. A ação foi coordenada pela 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com os mandados expedidos pela Vara Criminal de Rio Real.
As investigações apontam que o grupo criminoso vinha atuando em propriedades rurais localizadas nos municípios de Rio Real, Esplanada, Entre Rios, Itanagra, Acajutiba, Araçás e Pojuca. Durante as diligências, dois suspeitos foram presos em Alagoinhas. Entre eles, um homem e sua companheira foram flagrados com um dos celulares roubados em uma das ações criminosas.
Nas buscas realizadas em residências de Entre Rios e Pojuca, foram apreendidos diversos itens pertencentes às vítimas, incluindo implementos agrícolas, aparelhos eletrônicos, ferramentas, uma carretinha para moto, TV, roçadeira, motocultivador, reboques, redes de varanda, cordas e celulares. A Polícia Civil iniciou a devolução dos bens recuperados aos proprietários.
De acordo com o delegado Rafael Almeida, coordenador regional de Alagoinhas, a operação é uma resposta aos sucessivos roubos registrados na região.
“A operação visa combater os roubos que vinham ocorrendo em propriedades rurais. Já prendemos quatro suspeitos, sendo três em cumprimento de mandados de prisão e uma em flagrante por receptação. As investigações continuam para identificar outros integrantes da quadrilha”, destacou Almeida.
O delegado também incentivou as vítimas a procurarem as delegacias da região para identificar seus objetos recuperados e colaborar com informações sobre os crimes, garantindo anonimato nas denúncias.