O evento da Lavagem do Bonfim, marcado para a próxima quinta-feira (16), contará com um planejamento de segurança abrangente, que incluirá a atuação de aproximadamente dois mil policiais e bombeiros, conforme anunciado pela Secretaria da Segurança Pública. O Governo do Estado destinará mais de R$ 1,4 milhão para proporcionar um ambiente seguro tanto para os baianos quanto para os visitantes.
Ao longo do trajeto entre as igrejas da Conceição da Praia e do Bonfim, a segurança será garantida por policiais militares, civis, peritos e bombeiros, que realizarão ações preventivas e de resgate. O patrulhamento será reforçado com a utilização de viaturas e aeronaves, além de 79 câmeras de segurança, algumas equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e de placas.
Para um monitoramento eficaz, duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) estarão posicionadas em locais estratégicos, com centrais de videomonitoramento que possibilitarão uma resposta rápida a qualquer situação. O Centro de Operações e Inteligência (COI) contará com a colaboração de 22 diferentes órgãos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ativado para a ocasião.