Na manhã desta terça-feira (28), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), inaugurou o primeiro Coletivo do Programa Bahia pela Paz no bairro de Águas Claras, em Salvador. Durante o evento, destacou que a segurança pública deve ser tratada de forma ampla, com foco especial na juventude. O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) também esteve presente e reforçou a importância do programa no combate ao crime organizado.
O programa busca acolher jovens e reintegrá-los em políticas públicas, oferecendo serviços como capacitações, linhas de crédito e acesso à educação. Segundo o governador, o coletivo é o primeiro de 24 planejados para comunidades estratégicas com altos índices de violência. “Nós precisamos ampliar o olhar com ações de educação e assistência. Este é um ambiente para isso”, afirmou Rodrigues.
Geraldo Júnior destacou que a força policial deve ser o último recurso nas comunidades. “Este é um programa de motivação e aproximação dos jovens e famílias às políticas sociais”, declarou. Já Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos, explicou que a iniciativa é voltada para jovens marginalizados, como os que estão fora da escola ou desempregados, e conta com equipes multidisciplinares para realizar buscas ativas e promover oportunidades.