O Instagram lançou, nesta terça-feira (11), a função “Conta de Adolescente” no Brasil, trazendo restrições para usuários entre 13 e 17 anos. A nova configuração visa aumentar o controle dos pais sobre as atividades de seus filhos na plataforma. Atualmente, a plataforma permite que usuários a partir dos 13 anos criem contas na plataforma.
A partir de agora, adolescentes de 17 anos que criarem uma conta terão o perfil automaticamente definido como privado, impedindo que desconhecidos interajam sem aprovação. Além disso, usuários menores de 16 anos terão as contas privadas por padrão, mesmo para perfis já existentes, necessitando da autorização dos pais para alterar essa configuração.
As novas diretrizes também limitam a troca de mensagens diretas, permitindo que os adolescentes recebam mensagens apenas de perfis que já seguem. Além disso, só poderão ser mencionados ou marcados por contas que fazem parte da sua lista de seguidores.
Outras funções implementadas incluem uma notificação diária para alertar sobre o tempo de uso, ativação automática do modo noturno entre 22h e 7h, restrições para a visualização de conteúdos sensíveis e maior supervisão parental para alterações de configurações. A Meta, empresa responsável pelo Instagram, informou que em breve permitirá que os pais ajustem essas configurações remotamente.