Na segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, a Petrobras realiza uma nova licitação pública e internacional para a aquisição de oito navios gaseiros. A concorrência será dividida em dois lotes, destinados aos navios pressurizados e semirrefrigerados, com regras que impedem que um mesmo estaleiro ou consórcio participe de ambos.
Os navios pressurizados terão capacidade de 7 a 14 milhões de litros, enquanto os semirrefrigerados poderão transportar até 10 milhões de litros. Com essa compra, a frota da Transpetro, subsidiária da estatal, passará de seis para 14 embarcações, elevando a capacidade de transporte de 36 para 108 milhões de litros, e apresentará melhoria de até 20% no consumo de combustível.
A licitação integra o Programa de Renovação e Ampliação de Frota, que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A modernização dos navios, com operações em portos eletrificados, deverá ainda reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa, acompanhando projetos anteriores como a contratação dos navios handy e das embarcações de apoio marítimo previstas para os próximos anos.