Os carros voadores estão cada vez mais próximos da realidade. A Alef Aeronautics divulgou um vídeo em que seu veículo elétrico voador decola na vertical e sobrevoa um carro em uma estrada da Califórnia, demonstrando a viabilidade de um novo meio de transporte.
Segundo o CEO Jim Dukhovny, a iniciativa prova à humanidade que é possível desenvolver soluções para o congestionamento urbano. O primeiro protótipo foi elaborado em 2016 e, um ano depois, apresentado a Tim Draper, investidor conhecido por seu apoio a empresas como Tesla e SpaceX.
Em 2022, a Alef apresentou o Modelo A – um carro voador 100% elétrico com autonomia para percorrer até 354 quilômetros e voo com alcance de 177 quilômetros –, que recebeu a Certificação Especial de Aeronavegabilidade da FAA em menos de um ano. Já foram firmados acordos com PUCARA Aero e MYC para produção em massa, com 3,3 mil pré-encomendas registradas e preços a partir de US$ 300 mil. A empresa ainda planeja lançar, em 2035, o Model Z, com valores estimados a partir de US$ 35 mil.