Bruno Reis menciona que apenas 10% dos passageiros utilizam o metrô, enquanto a maioria opta por combinar o uso de ônibus e metrô. Esse cenário evidencia uma adesão reduzida ao sistema de transporte ferroviário, ressaltando o predomínio do uso misto nas grandes metrópoles baianas.
Em suas críticas, o jornalista destaca a decisão do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que anuncia a assunção pelo Estado dos custos referentes ao metrô e aos ônibus metropolitanos, de forma a evitar o repasse do aumento das tarifas à população. A medida é apresentada como uma tentativa de equilibrar os impactos econômicos na rotina dos usuários.
Outro ponto abordado por Bruno Reis é a influência dos altos tributos sobre o custo dos combustíveis. Conforme suas declarações, o ICMS no estado elevaria o preço da gasolina, do diesel e do gás, comprometendo a operação do transporte sobre pneus. Ele enfatiza que, em vez de políticas paliativas, deveria haver a isenção do ICMS para o óleo diesel, prática comum em outros estados.