A ciência ainda sabe relativamente pouco sobre a comunicação entre os animais. Agora, um estudo realizado na Universidade de Parma revela detalhes interessantes sobre o comportamento dos cães, demonstrando que eles piscam mais quando observam outros animais fazendo o mesmo gesto. Segundo os pesquisadores, esse comportamento pode indicar que não há ameaças próximas.
No experimento, 54 cachorros foram equipados com monitores cardíacos enquanto assistiam a vídeos exibindo diferentes comportamentos, como encarar sem piscar e lamber o focinho — este último frequentemente associado à frustração e ansiedade. Os resultados mostraram que os cães piscaram aproximadamente 16% mais ao ver outros animais piscando.
Além de contribuir para a hidratação e limpeza dos olhos, as piscadelas parecem ser uma forma de comunicação entre os cães, similar à conexão observada em humanos e primatas. O estudo, divulgado na revista Royal Society Open Science, sugere que esse simples gesto pode desempenhar um papel importante na manutenção da calma entre os animais.