De acordo com dados coletados no Consumidor.gov.br e ProConsumidor, as queixas com cartões de crédito registraram aumento de 73% em dois anos. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, apontou que os consumidores denunciaram problemas como cobrança por serviços não contratados, falta de transparência na inserção de taxas e demora no cancelamento de serviços considerados indesejados.
Entre os direitos violados, constaram serviços de renegociação ou parcelamento de dívida; cobrança de tarifas, taxas e valores não informados; cobrança em duplicidade; atraso na devolução de valores pagos; cobrança de saque não reconhecido; dificuldades para cancelar os serviços; e até casos de clonagem, fraude ou furto. Essas irregularidades contrariavam dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), evidenciando falhas no atendimento e na prestação dos serviços.
A Senacon alertou os clientes para que ficassem atentos a todas as cobranças efetuadas. Caso haja suspeitas de cobranças indevidas, os consumidores foram orientados a registrar reclamações pelo portal indicado e, se o problema persistisse, encaminhá-lo ao Procon, seja presencialmente ou por meio do Disque 151.