No final de semana, Salvador e a Chapada Diamantina viveram uma intensa programação com a ação ‘Esperando o Carnaval da Bahia’, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado. Em Salvador, o bairro do Rio Vermelho foi palco para a bateria do bloco afro Muzenza, que distribuiu material sobre turismo sustentável e percorreu os largos de Santana e da Mariquita.
No Mercado do Rio Vermelho, os afoxés Filhos de Onira e Templos dos Orixás se apresentaram, enquanto o desfile cultural de matriz africana encantou o público local. No Pelourinho e em Santo Antônio Além do Carmo, os shows de Vini Brasil e da Festa do Banjo Novo injetaram energia, complementados pelo ‘Grito de Carnaval’ na Cidade Baixa e o Verão Afro-Percussivo no Subúrbio Ferroviário.
Já na Chapada Diamantina, em Lençóis, a Praça do Mercado recebeu a banda de sopro e percussão Os Charangas, com ativações em bares e restaurantes que antecederam as festividades. Eventos em Itacaré, Serrinha, Caculé e Carinhanha também marcam a celebração, evidenciando a força cultural e o impacto positivo na economia baiana.